Notícias

Lançamento de Bruxalisa e Lagartixa pintando histórias em Canela

08/11/2010 / Jacira Fagundes

Bruxalisa e Lagartixa pintando histórias teve pré-lançamento na Feira do Livro de Canela

Na sexta-feira, dia 05, Jacira Fagundes esteve no município de Canela participando da Feira do Livro da cidade.

Contando com a presença de aproximadamente 200 escolares e professores da rede estadual, apresentou Relato de Experiência realizada dentro do Projeto Histórias que Pintam, de 2009. Dito projeto premiou dois meninos com a inclusão de ilustrações de própria autoria na obra infantil Bruxalisa e Lagartixa pintando histórias – Marlon de Brito, 14 anos, de Canela; e Lucas Alves Cardoso, 9 anos, de Santo Antônio da Patrulha.

 Na Casa de Pedra, nas primeiras filas, a direção, professores e o aluno Marlon, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Wortmam, eram as grandes estrelas do evento. Os aplausos foram totais quando da entrada dos livros no salão e mais ainda quando Marlon recebeu sua cota de exemplares.

 A professora Tânia Lourenço que foi a mediadora durante todas as atividades falou ao público de sua emoção e contentamento.

 Após o relato, passou-se à sessão de autógrafos. As escolas representadas pelos professores presentes receberam o livro Bruxalisa e Lagartixa pintando histórias, autografados pela autora e o ilustrador. Houve muita emoção de parte de todos, em especial da mãe do menino premiado.

 Foi um evento marcante para a autora e para o município de Canela através de sua Feira do Livro. Motivo de absoluto sucesso do Projeto Histórias que Pintam. Novo relato de experiência está agendado para a Feira do Livro de Osório, com a presença de Lucas Alves Cardoso.

 Na ocasião, também foi ofertado a cada escola o livro Mania de Gavetas, lançado no dia anterior na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre.

 

 Leia um trecho:

                        Lagartixa pegou uma de suas folhas, colocou-a sobre o caderno grande e apoiou o caderno sobre as pernas. Com estes lápis vou desenhar o desenho mais colorido do mundo, você vai ver, sua bruxinha assombração. Estou só na espera pra ver o que vai sair aí, seu Lagartixa convencido. E não é que Lagartixa fez mesmo o desenho mais colorido do mundo com todas as 48 cores da caixa de lápis de cor? Você desenhou a rua com as casas e ainda o poste de luz. Que legal! Você é mesmo bom nisso. Muito bom! Vamos usar nossa caixa de lápis de cor para colorir o mundo.

                        Lagartixa olhou a bruxinha com certa desconfiança. Achou que ela estivesse brincando. Imagina colorir o mundo com uma única caixa de lápis de cor, mesmo tendo 48 tonalidades. Lagartixa pensava um pouco como o avô, o velho Sr. Draculino – desconfiado e pessimista.

                        – Acha mesmo que vai dar pra gente colorir o mundo com esta minúscula caixa de lápis de cor? – perguntou apoiando a caixa com o polegar.

                        – A caixa de lápis não é minúscula, não senhor, é enorme, quase não consigo carregar de tão pesada.

                                                                                                            

 

 

Fonte: